8 de set. de 2011

Cestinha para pão e saquinhos de chá

fabric
A Déia Cordeiro montou outro super tutorial – na verdade, são dois: um de porta pão e outro de porta chá. Ambos de tecido, perfeitos para quem quer costurar presentes personalizados neste final de ano.
fabric
Material:
Tecidos de algodão (já lavados) em três estampas ou cores coordenadas
Fita de cetim ou algodão
Linha de costura
Fibra para patchwork
Ferro de passar
Tesoura

Modo de fazer:
1 – Combine os tecidos – esta é a parte mais emocionante!
2- Corte três tiras, uma em cada tecido. Para o porta chá a medida é 7 x 30cm para as três tiras; para o porta pão serão duas tiras com 9 x 46 cm e 1 (a tira do meio) com 11 x 46 cm.
3 – Una as tiras: coloque-as direito sobre direito, alfinete e depois costure à máquina.

4 – Passe as tiras emendadas. A costura deve ser virada para uma das laterais. – Não pule esta etapa, pois passar garante que a peça fique bem certinha.
5- Corte o tecido que ficara na parte de dentro. Use as tiras unidas como medida de referência e deixe uma borda extra com uns dois centímetros.
6 – Corte a manta ou fibra para patchwork na mesma medida do tecido interno.
7- Una os tecidos, direito sobre direito e forme o sanduíche: posicione tecidos os sobre a manta, e alfinete tudo, começando a colocar os alfinetes pelo centro da peça. Costure três lados do sanduiche à maquina. Use o pé da máquina como referência posicionando-o bem rente à peça feita com as tiras de tecido. Uma parte do retângulo deve ficar aberta para podermos virar a peça. – Corte as sobras de tecido.
8- Vire a peça para o lado direito. Costure aquela parte que estava aberta. Passe uma costura também sobre as costura já feitas quando você uniu as tiras de tecido. Isso deixará a peça mais estruturada e fácil de montar.

9 – Passe a peça a ferro novamente, meça 6cm em cada canto para o porta chá e 8cm para o porta pão. Marque com giz ou alfinete.

10- Corte as fitas: serão 4 fitas de 40cm para o porta chá e 4 fitas de 50cm para o porta pão. Dobre as fitas ao meio formando um L e prenda com alfinetes em cada canto da peça.
11- Costure as fitas à máquina. Usei uma fita estreita, então uma costura no centro bastou. Se escolher uma fita mais larga, deverá passar uma costura em cada lateral da fita.
Acabou! Seu porta chá ou pão está pronto!
(Fonte:  Déia Cordeiro e Banana craft)

Nenhum comentário:

Postar um comentário