12 de jul de 2011

Encadernação

 Quer fazer sua própria agenda?
Siga o passo a passo:


1. Materiais necessários
- Papelão: 21,5x14cm
- TNT: 7x10cm
- 4 Folhas de papel: 36x28cm
- Linha e agulha
- Atílio (borrachinha, gominha...)
- Cola branca

OBS: A capa precisa ser cortada de forma que as ondas do papelão fiquem paralelas ao lado menor, ou seja, a altura.


2. Dobrar ao meio
Dobre 3 vezes ao meio as quatro folhas de papel. Poder ser o papel que você preferir. Só evite os acima de 180 de gramatura, pois dificulta a dobra e altera ao tamanho da lombada.


3. Marcar e Costurar
Esse é o passo mais chato, porém como é um caderno pequeno, o trabalho não é tão complicado. Primeiro junte os blocos e marque os furos aonde passará a linha. Com a agulha, faça os furos antes de começar a costurar. Então coloque a linha na agulha e dê alguns nós no final da linha ed forma que fique uma bolinha grossa o suficiente para não passar pelos furos dos blocos.
A costura está divida em 4 etapas (ABCD) conforme a imagem abaixo. Cada etapa representa a costura de um bloco do caderno. Na etapa A, comece pelo furo indicado pelo número 1 de forma que a agulha entre no bloco. Puxe a linha até chegar ao nó. Sempre mantenha a linha esticada. Vá até o furo seguinte apontado pela linha pontilhada (indica que a linha está passando por dentro do caderno). No furo seguinte entre no caderno e saia pelo furo número 2.
Siga para a etapa B. Pegue o segundo bloco e entre com a agulha pelo furo 3. Estique a linha de forma não deixar os bloco frouxos. Siga costurando como na etapa anterior até o furo número 4. Antes de passar para o bloco de cima, passe a agulha por dentro do nó que está no furo número 1 e suba para a terceira etapa.
Na etapa C, entre pelo furo número 5 e vá até o número 6 da mesma forma que os outros blocos. Quando a agulha sair do bloco, passe-a por trás da linha do furo 3 e suba para o último bloco.
Na etapa D, repita o procedimento da etapa C. No furo 8, passe a agulha duas vezes pelo bloco debaixo (furo 5) e dê um nó para finalizar a costura. Corte o excesso de linha.



4. Colar o TNT
O TNT tem a função de firmar os blocos e prendê-lo à capa. Como na imagem: (1) cole um lado; (2) depois passe cola na lombada; (3) e por fim, cole o outro lado. Deixe o TNT bem esticado e liso no caderno.


5. Cortar o caderno
Com ajuda da régua, corte os três lados do caderno que não foram costurados. 0,4cm de cada lado é um tamanho razoável para cortar todas as folhas. Evite cortar mais que isso.


6. Vincar a capa
Antes de começar esta etapa, certifique-se que as ondas do papelão estão paralelas ao lado maior. Para garantir mobilidade para a capa sem estragar o caderno, é preciso marcar as dobras antes da montagem final. Para tal, basta colocar uma régua na orientação da onda e dobrar a folha. Acredito que 2cm para cada direção a partir do centro é suficiente. Faça o vinco nos dois lados da capa.


7. Colar a capa ao caderno
Passe a cola branca no verso da primeira capa de forma uniforme. Não coloque cola demais. Podes usar um pincel para maior precisão. Cole a primeira página do caderno cuidando para deixar a margem igual dos 3 lados. Repita o procedimento com a contracapa. Deixe o caderno fechado sob algum objeto de não muito peso para não amassar o papelão e deixe secar com alguns minutos.


8. Colocar o atílio
Para finalizar, use o atílio para manter o molespobre fechado e está pronto!


(fonte: Pedro Biz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário