21 de out. de 2012

Livros coleção valores para mudar o mundo Fundação DPaschoal




Coleção Valores para mudar o mundo
Esta coleção ressalta a importância dos valores humanos. Todos nós, de alguma forma, podemos mudar o mundo com atitudes positivas e comportamento cidadão. E mais, pais, alunos e educadores devem fazer a sua parte para melhorar a educação do país.
Acrobat ReaderChapeuzinho de Palha e o primeiro livro
Chapeuzinho de Palha e o primeiro livro
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Incentivo à leitura
Assunto: Leitura, regionalismo (NE)
Descrição: Chapeuzinho de Palha e o primeiro livro foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Pernambuco. Considerando aspectos socioculturais, o livro conta a história de uma menina que se apaixona pela leitura durante o processo de aprendizagem.
hrDuelo das fadas
Duelo das fadas
Autor(a): Patrícia Secco 
Tema: Nutrição
Assunto: Saúde
Descrição: As três fadas alimentares irão brigar para decidir qual é o melhor alimento. As proteínas? Os carboidratos? As fibras? Você já deve imaginar qual será o resultado dessa disputa.
hrFadas ou borboletas
Fadas ou borboletas
Autor(a): Luís Norberto Pascoal 
Tema: Reinserção social
Assunto: Cidadania, conscientização e educação
Descrição: Fruto de uma parceria com o Instituto WCF – Brasil, este livro traz a história de uma menina, a Angelina, que vive nas ruas, sem contar com ninguém para dizer o que sente. Angelina sonha com um lugar onde seja amada e respeitada. Um belo dia, ela se depara com um grande aprendizado.
hrFantasma dos vaga-lumes
Fantasma dos vaga-lumes
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Meio ambiente
Assunto: Cidadania, conscientização ambiental e educação
Descrição: Durante as férias na fazenda, cinco amigos tentam solucionar o mistério do fantasma dos vaga-lumes, e descobrem a importância do cuidado com o meio ambiente.
hrPara mudar o mundo
Para mudar o mundo
Autor(a): Patrícia Secco 
Tema: Reinserção social
Assunto: Cidadania, conscientização e educação
Descrição: Duas crianças moram no mesmo bairro, mas vivem em “realidades” bem diferentes e, num determinado momento, têm suas histórias cruzadas: Fernando é filho de um bem-sucedido empresário e Tereza é uma criança pobre que pede esmola. O garoto se comove com aquela situação e insiste para que o pai faça alguma coisa.
hrSemente da verdade
Semente da verdade
Autor(a): Patrícia Secco 
Tema: Valores
Assunto: Cidadania, ética e educação
Descrição: O novo imperador será a criança que fizer nascer, de uma semente morta, a planta mais bonita. A história é uma bela reflexão sobre o valor da determinação e da verdade. No livro de atividades, as crianças, além de aprenderem sobre o tema, também podem colorir as ilustrações.
hrSapo e o jardim florido
Sapo e o jardim florido
Autor(a): Luís Norberto Pascoal 
Tema: Valores
Assunto: Cidadania, conscientização e educação
Descrição: Alice era uma menina que vivia correndo atrás de coisas novas e se esquecia de cuidar daquilo que já tinha, até que sua mãe lhe contou uma história que mudou para sempre sua vida.
hrJoão da água
João da água
Autor(a): Patrícia Secco 
Tema: Educação para valores
Assunto: Honestidade
Descrição: A autora, inspirada por um conto budista, revela a importância de acreditar em si mesmo e nas próprias atitudes. João é um garoto persistente, responsável e confiante, que acredita que pequenas atitudes podem transformar seu entorno.
hrLição de voo
Lição de voo
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Educação para valores
Assunto: Justiça
Descrição: Neste livro, adaptado do folclore europeu, a autora narra a história de Betina, uma menina que descobre a importância de aprender com seus erros, assumir seus atos e descobrir coisas novas.
hrEuzinha
Euzinha
Autor(a): Katia Rocha 
Tema: Educação para valores
Assunto: Cooperação
Descrição: Descrição: Por meio da poesia, a delicadeza e o encanto das palavras foram sabiamente utilizados pela autora, ao revelar a história de Euzinha, uma menina egoísta que conhece Elazinha, uma fada incrível, que lhe ensina o caminho para se conhecer melhor, respeitar o outro e perceber quanto suas atitudes são importantes para que ela cresça plena e feliz.
hrTrês perguntas do Rei
Três perguntas do Rei
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Educação para valores
Assunto: Responsabilidade
Descrição: A autora faz uma interessante viagem por um reino cujo rei busca ansiosamente a sabedoria. A mensagem desperta para, através das atitudes simples da vida, assumirmos nossa responsabilidade diante das coisas, para a valorização de atitudes positivas e para o protagonismo.
hrPássaro sem cor
Pássaro sem cor
Autor(a): Luís Norberto Pascoal 
Tema: Voluntariado, Ação social na comunidade
Assunto: Amizade, cidadania e motivação.
Descrição: Você já imaginou um pássaro sem cor? Pois esta é a história do nosso amiguinho, mas não é uma história triste... é uma verdadeira lição de solidariedade e cidadania.
hrSuper-herói de verdade
Super-herói de verdade
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Segurança
Assunto: Relacionamento entre pais e filhos, Corpo de Bombeiros, segurança doméstica.
Descrição: Às vezes, nossos heróis não estão em gibis e sim ao nosso redor. As crianças irão descobrir como é o trabalho dos bombeiros e as precauções básicas que temos que ter em casa, no bairro e na escola.
hrCumbuca de ouro
Cumbuca de ouro
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Educação para valores
Assunto: Ética
Descrição: Caráter, respeito, amizade e dignidade alimentam o novo livro "A cumbuca de Ouro", adaptado do folclore europeu, por Sandra Aymone. Na história, dois jovens recém-casados conseguem um pedaço de terra de um fazendeiro muito rico e pão duro. Filomeno, que não era muito amigável, resolve ofertar uma terra muito ruim e improdutiva. Sem outra opção, decidem aceitar e encontram um tesouro. O que acontece, a partir de então, entre os colonos e o fazendeiro, é o que você vai desvendar ao ler esta deliciosa história.
hrGritadeira
Gritadeira
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Incentivo à leitura
Assunto: Consumo consciente, amizade, reciclagem.
Descrição: A mãe de Paulinha ganhou um vaso de planta e a menina logo pediu para cuidar dela. Era uma plantinha diferente, ninguém sabia seu nome. Nos dias que se seguiram, Paulinha começou a achar que a planta era maluca: de repente, ela começava a gritar sem parar até que a menina prestasse atenção no que dizia! Gritava, sim, mas não falava nenhuma bobagem... na verdade sabia tudo sobre formas de proteger a natureza e o planeta!
hr8 jeitos de mudar o mundo para crianças
8 jeitos de mudar o mundo para crianças
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: 8 Jeitos de mudar o mundo
Assunto: Cidadania, educação, solidariedade e voluntariado
Descrição: São as 8 Metas do Milênio estabelecidas pela ONU no ano de 2000. Este livro conta de forma poética e com uma ilustração bem divertida várias dicas de como você, criança, pode contribuir para um melhor mundo.
hrEstradas de couro
Estradas de couro
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Generosidade, Simplicidade, autocrítica, amizade
Assunto: No lugar de ficar criticando os erros do mundo, é melhor começar a mudança por nós mesmos.
Descrição: Carlinhos Terceiro era rei no reino de Tudobem. Naquele tempo, não havia nenhum meio de transporte e o jeito era andar a pé. Para piorar, os sapatos ainda não tinham sido inventados! Carlinhos era mandão e egoísta, e por isso não tinha amigos. Ele achava que, por ser rei, podia mandar em tudo e em todos, e inventava as leis mais absurdas! Mas um dia ele teve de aprender que a sair do seu egoísmo e a olhar em volta...
hrVestido Azul
Vestido Azul
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: o espírito de iniciativa, o protagonismo, a capacidade de mudar a realidade por meio da ação
Assunto: Uma comunidade percebe que é capaz de mudar para melhor usando meios que estão ao seu alcance.
Descrição: Recriação de conto popular. Uma menina muito pobre e estudiosa costumava ir à escola suja e com roupas rasgadas. Comovido com essa situação, seu professor junta dinheiro para comprar-lhe um vestido novo. Inspirados pela sensível melhora na aparência e nos cuidados pessoais da menina, os pai, os vizinhos, o bairro e, por fim, a comunidade vão se conscientizando de que é sempre possível tornar a vida um pouco melhor, por meio de ações individuais e coletivas.
hrGalinha que sabia ler
Galinha que sabia ler
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: Consumo consciente
Assunto: importância da vegetação para a preservação da água e da vida.
Descrição: Galinha criada em uma chácara fica amiga dos livros de seu dono e acaba aprendendo a ler. Ao conhecer a história da “Galinha dos Ovos de Ouro”, decide mudar seu final. Seus amigos livros mostram a ela que a própria natureza também é uma “galinha dos ovos de ouro”, pois está sendo destruída, apesar de ser a fonte da vida - que é nossa maior riqueza. A partir desta consciência, os livros e a galinha ajudam um rio a renascer.
hrFormiga e a Mosca
Formiga e a Mosca
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: o valor do trabalho, bondade
Assunto: o texto compara a formiga trabalhadeira com a mosca que só quer boa vida.
Descrição: a partir de uma fábula tradicional, este texto ajudará o leitor a adquirir elementos para reconhecer a importância do trabalho, do esforço próprio e da independência. Trabalhadora incansável, de bom coração e convicta de seus valores, a formiga ensina uma lição de vida à preguiçosa mosca.
hrTirrim e Cocoricó
Tirrim e Cocoricó
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: cooperação, união, amizade
Assunto: o texto demonstra, de forma simples, que a cooperação gera resultados melhores do que a rivalidade. A união faz a força.
Descrição: sob a forma de poesia, a história ressalta a importância da amizade, em oposição aos atos de rivalidade, mostrando que a primeira traz união e, com ela, resultados muito mais compensadores diante dos desafios da vida. Cocoricó - um galo - disputa com Tirrim - o relógio despertador - o privilégio de despertar o dono todas as manhãs. A competição acabará criando problemas para os dois, que resolvem, então, se unir e ficam amigos, a ponto de se ajudarem em dificuldades futuras.
hrDiz a Lenda
Diz a Lenda
Autor(a): Sandra Aymone 
Tema: respeito
Assunto: texto baseado em diversas lendas indígenas brasileiras. Costumes indígenas, respeito, solidariedade.
Descrição: houve um tempo em que os índios ainda não sabiam plantar roças. Para se alimentar, eles caçavam, pescavam e colhiam frutos silvestres. Por causa disso, não podiam parar muito tempo em um lugar. Era isso que acontecia com a tribo do velho índio Auati e de sua neta Maiara. Mas daquela vez, Auati sentiu-se sem forças para acompanhar o grupo e decidiu ficar.
hrO dinheiro que caiu do céu
O dinheiro que caiu do céu
Autor(a): Silmara Rascalha Casadei e Eduardo Jurcevic 
Tema: Educação financeira
Assunto: Ensinar conceitos como planejamento, organização financeira e perseverança.
Descrição: Todos os personagens são brinquedos, que vivem no País dos Brinquedos. Lá não havia dinheiro, o que tornava as relações bastante confusas, até que apareceu um novo morador: um jogo, que trouxe como novidade cédulas de dinheiro. Depois de se envolverem em trapalhadas iniciais, os habitantes do país finalmente aprendem a lidar com essa nova realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário